sábado, 19 de março de 2011

Arte ou Vandalismo?



Para algumas pessoas tanto a pichação quanto o grafite são considerados atos de vandalismo, já para outros os dois são uma maneira de expressão artística. A atitude de três adolescentes que foram flagrados no último sábado pichando a escada da Residência Olívio Gomes, no Parque da Cidade, não deixa morrer a discussão sobre a polêmica do que é arte e o que é vandalismo. Na verdade o assunto divide opiniões.

Para o editor da revista 'Artes nas Ruas' e do jornal 'Estação Hip Hop' de São Paulo Geovaldo José, pichação é apenas uma palavra que refere-se a estética que o grafite transmite. "Ninguém usa piche (tinta betuminosa) para escrever, usa o spray."

De acordo com o editor, muitos grafiteiros têm trabalhos tão ruins que podem ser considerados pichadores. "É muito vaga a idéia do bonito ou feio, colorido ou monocromático. Se eu escrever meu nome em uma tela com as letras que costumam aparecer em prédios e levar no museu, o trabalho seria uma pichação?" Segundo José, o grafiteiro é um artista que não precisa de diploma e é livre para criar.

Segundo o presidente do Grupo de Estudos Psicanalíticos RIO 3 Waldemar Zusman há comportamentos humanos de fácil compreensão como o das crianças que choram quando abandonadas, ou o das que riem quando afagadas. Mas há comportamentos estranhos, dos quais não se aprende o sentido imediato.

Para o presidente são atividades aparentemente gratuitas, intrigantes pela persistência e nocivas quanto à sua significação social. A pichação, segundo ele é uma destas condutas.

De acordo com Zusman, mais próximo da verdade
está o fato de que a pichação é uma subversão, um ato de desobediência civil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário